Como decorar uma sala de jantar?

A sala de jantar é um dos cômodos mais importantes da casa, pois é onde nos reunimos para as refeições em família e amigos. Por isso, é importante que seja um ambiente aconchegante e convidativo, além de refletir o nosso estilo pessoal.

Por: Almofadas da Flor

Se você está pensando em decorar sua sala de jantar, mas não sabe por onde começar, não se preocupe! Neste guia, vamos te dar algumas dicas para criar um espaço dos sonhos.

Ver Artigo Completo

Defina o seu estilo

Antes de começar a comprar móveis e acessórios, é importante definir o estilo que você quer para a sua sala de jantar. Existem diversos estilos para escolher, como clássico, moderno, rústico, minimalista, entre outros.

Ver Artigo Completo

Para te ajudar a definir o seu estilo, pense em algumas coisas: Como você quer que a sua sala de jantar se sinta? Aconchegante e convidativa? Elegante e sofisticada? Moderna e minimalista? Quais são as cores que você gosta? Que tipo de materiais você prefere? Madeira, metal, vidro, etc.

Ver Artigo Completo

Depois de responder a essas perguntas, você terá uma ideia melhor do estilo que você quer para a sua sala de jantar.

Ver Artigo Completo

Escolha os móveis certos

Os móveis são a peça central da sala de jantar, por isso é importante escolher peças que sejam confortáveis, funcionais e que combinem com o seu estilo.

Ver Artigo Completo

A mesa de jantar deve ser do tamanho certo para o seu espaço. Se você tem pouco espaço, uma mesa redonda ou oval pode ser uma boa opção. Já se você tem um espaço maior, uma mesa retangular pode ser a melhor escolha.

Ver Artigo Completo

As cadeiras de jantar devem ser confortáveis ​​e oferecer bom suporte para as costas. Você também deve escolher cadeiras que combinem com o estilo da sua mesa de jantar.

Ver Artigo Completo

Um aparador ou buffet é um ótimo complemento para a sala de jantar. Ele pode ser usado para guardar louças, toalhas de mesa e outros utensílios.

Ver Artigo Completo

Iluminação

A iluminação é muito importante para criar um ambiente aconchegante na sala de jantar. Você deve usar uma combinação de iluminação geral e específica.

Ver Artigo Completo

A iluminação geral deve ser suave e uniforme. Você pode usar um lustre, pendentes ou plafons para iluminar a sala de jantar.

Ver Artigo Completo

A iluminação específica deve ser usada para destacar a mesa de jantar. Você pode usar um pendente sobre a mesa ou velas.

Ver Artigo Completo

Acessórios

Os acessórios podem dar um toque final à decoração da sua sala de jantar. Você pode usar quadros, espelhos, plantas, flores, velas, etc. para decorar as paredes, a mesa de jantar e o aparador.

Ver Artigo Completo

Dicas extras

As cores podem ajudar a criar um ambiente acolhedor e convidativo. Use cores claras para fazer a sua sala de jantar parecer maior, ou cores escuras para criar um ambiente mais dramático.

Ver Artigo Completo

A textura pode adicionar interesse à sua decoração. Use tapetes, cortinas, almofadas e outros elementos texturizados para decorar a sua sala de jantar.

Ver Artigo Completo

Decore a sua sala de jantar com objetos que você gosta e que reflitam a sua personalidade.

Ver Artigo Completo

Conclusão

Decorar uma sala de jantar pode ser um processo divertido e gratificante. Seguindo as dicas acima, você poderá criar um espaço aconchegante, estiloso e que seja perfeito para você e sua família.

Ver Artigo Completo

Lembre-se: o mais importante é que você se sinta feliz e confortável na sua sala de jantar.

Ver Artigo Completo