Como desentupir boca de fogão: 5 Dicas

A boca de fogão é uma das partes mais importantes do aparelho, pois é responsável por gerar o calor necessário para cozinhar os alimentos. No entanto, com o tempo, ela pode ficar entupida com gordura e sujeira, o que pode dificultar ou até mesmo impedir o acendimento das chamas.

Por: Almofadas da Flor

Se você está enfrentando esse problema, não se preocupe! Existem algumas dicas simples que você pode seguir para desentupir a boca do seu fogão em casa.

Ver Artigo Completo

1. Desligue o gás

Antes de começar a limpeza, é importante desligar o gás do fogão para evitar acidentes. Para isso, basta girar o registro geral para a posição "fechado".

Ver Artigo Completo

2. Retire as trempes

As trempes são as peças que sustentam as panelas e frigideiras. Para retirá-las, basta pressionar os botões de liberação e puxá-las para cima.

Ver Artigo Completo

3. Use uma agulha para limpar

As bocas do fogão possuem pequenos orifícios por onde saem as chamas. Esses orifícios podem ficar entupidos com gordura e sujeira, dificultando ou impedindo o acendimento das chamas.

Ver Artigo Completo

Para limpar os orifícios, você pode usar uma agulha fina. Insira a agulha em cada orifício e gire-a suavemente para remover a sujeira.

Ver Artigo Completo

4. Faça os testes

Depois de limpar os orifícios, recoloque as trempes e ligue o gás. Aperte o botão de acendimento e verifique se as chamas estão saindo de forma uniforme e forte.

Ver Artigo Completo

Se as chamas não estiverem saindo corretamente, repita os passos anteriores.

Ver Artigo Completo

5. Evite deixar que o fogão acumule sujeira

A melhor forma de evitar que a boca do fogão entupir é limpar-la regularmente. Para isso, basta passar um pano úmido com detergente ou desengordurante a cada vez que você usar o fogão.

Ver Artigo Completo

Com essas dicas simples, você poderá desentupir a boca do seu fogão em casa e voltar a cozinhar com tranquilidade.

Ver Artigo Completo