Existem pessoas que podem não perceber, mas as almofadas podem mudar o ambiente completamente. Elas conseguem trazer um maior conforto para sala da sua casa, com suas diferentes cores e tamanhos.
Utilizar as almofadas decorativas no sofá é muito importante para as pessoas que desejam que a casa fique ainda mais bonita e personalizada.
Como a sala normalmente fica entre os cômodos em que mais passamos o tempo durante o dia, as almofadas ajudam a dar uma grande atmosfera para a casa. A sala fica mais aconchegante e agradável para que amigos e familiares possam relaxar e descansar com conforto.
Mas, se ainda não sabe como usá-las, preste atenção nas dicas que vou passar para vocês hoje!
1. Tamanhos diferentes
A quantidade de almofadas que você coloca no sofá é algo bem importante. Se houver exageros e comprar almofadas demais, o ambiente pode ficar com muita informação visual, sobrecarregado e desorganizado.
Se mesmo assim, que é do tipo de pessoa que gosta de ter uma maior quantidade de almofadas no seu sofá, o ideal é comprar as que tenham tamanho médio (40×40) e pequeno (35×35). E, não compre uma quantidade que ultrapasse a metade do sofá, pois lembre-se que suas visitas precisam encontrar um espaço nele para se sentar.
Além disso, as almofadas não devem ser maiores que o encosto do sofá. Assim, quem possui um sofá de encosto mais alto, pode utilizar almofadas, mas se o sofá for pequeno, o ideal são as almofadas menores.
Também, pode ser muito legal comprar almofadas decorativas hermés de diferentes tamanhos. Isso pode ajudar muito quando for a hora de redecorar sua sala.
2. Tom sobre tom
O uso de tom sobre tom é um ótima técnica para construir ótimas composições do sofá com as almofadas. Assim, se o sofá for laranja, as almofadas poderão ter estampas dessa cor em um tom acima.
Porém, no caso das cores mais neutras, como o bege, pode deixar a composição mais monótona. Mas, ela complementada com outros itens mais coloridos, como um tapete, farão todo o charme em uma peça única, criativa e chique.
3. Almofadas divertidas
Uma boa forma de descontrair um pouco o ambiente é usar almofadas divertidas hermés. Elas são super modernas e ajudam a deixar o ambiente mais jovial e dentro da tendência na decoração. Podem ser encontradas almofadas no formato de emojis, rostos ou até animais.
Na hora de comprar esse tipo de almofada, é necessário que o local tenha um ar mais irreverente.
4. Tecidos
Existem almofadas de diferentes tipos de tecidos como o algodão e o veludo. Isso, causa bastante impacto na decoração, pois as almofadas irão proporcionar mais texturas ao local. Mas, para a escolha dos tecidos não há muito mistério.
Não existem muitas regras na hora de decidir que tipo de tecido terá as almofadas para o sofá. Elas podem ser feitas do mesmo tecido que o sofá ou podem ser usadas para criar uma mistura para a decoração ficar mais harmoniosa.
Porém, se a ideia é que elas criem um destaque na decoração, o indicado é utilizar almofadas de tecidos diferentes do sofá para trazer uma maravilhosa textura ao ambiente.
5. Sofá cinza e almofadas de estampas neutras
Os sofás de cor cinza são tendência e uma boa mistura de tons da paleta de cores da cor principal do sofá farão com que todos os objetos que compõem a décor da sua sala se conversem. As estampas podem ser geométricas ou listradas.
6. Sofás de cor neutra
É muito comum criar composições do ambiente com as almofadas, por meio de uma complementação de sofás de cor neutra com outros itens mais coloridos. Assim, se o sofá for branco, vale a pena ousar e utilizar almofadas de diferentes formatos, coloridas, estampadas e em diferentes texturas.
7. Sofá de cor lisa com almofadas estampadas e multicoloridas
Em um sofá bege, por exemplo, podem ser usadas almofadas multicoloridas que vão tirar um pouco da seriedade e deixará a atmosfera mais alegre e aconchegante. Para quem não gosta de ter muitas cores no ambiente em que se encontra o sofá, pode colocar pequenos itens como vasos de plantas ou porta retratos.
8. Sofá colorido
Os sofás coloridos se destacam muito na decoração, mas, mesmo assim, não é tão difícil combinar as almofadas com eles, por exemplo. Almofadas com cores neutras como branco ou preto, são as mais utilizadas por serem mais fáceis de combinar.
Porém, se é possível ter um pouco de ousadia e criar um visual mais moderno, leve em consideração o círculo cromático. Assim, é só lembrar das cores que são complementares e fazer a combinação no sofá.Também, sempre é possível usar o tom sobre tom. Assim, se o sofá for amarelo as almofadas podem ser da mesma cor, porém com uma tonalidade diferente.
9. Combinação com acessórios
Na verdade, não é obrigatório que a cor das almofadas acompanhe a paleta de cores do sofá. Assim, elas podem ajudar a complementar do tom da parede ou objetos de decoração do ambiente.
Por fim…
Procure pelas almofadas que mais combine com o ar do ambiente ou com o tipo de sensação que quer proporcionar, especialmente ao considerar como usar almofadas decorativas no sofá. Ao escolher, sempre leve em consideração a decoração como um todo e o tamanho do espaço.
E, nunca deixe que o ambiente fique sobrecarregado com o excesso de informações, causando uma poluição visual e transformando-o em um local desagradável.
Eu sou a Flor Silva, criadora deste espaço acolhedor e apaixonado por decoração de interiores com almofadas e diversas dicas para o lar. Neste cantinho virtual, reunimos toda a nossa paixão por design de interiores e o amor pelas almofadas, transformando casas em lares aconchegantes e cheios de personalidade.